Siga-nos no Linkedin!

Blog DjangoDev

Blog Home Voltar

Por que os projetos de software fracassam?

Recentemente, o mundo da tecnologia foi surpreendido com o resultado de um estudo empírico, baseado em evidências, que demonstrou que projetos que usam metodologias ágeis têm 95% mais chances de fracassar se comparados com aqueles que usam metodologias tradicionais. Esse assunto rapidamente se tornou viral. Para muitos, essa notícia foi um duro golpe, já que o Ágil faz parte da essência da gestão de projetos de software.

Antecipando a conclusão, aqui no Django Developers Brasil utilizaremos o Scrum, uma das principais metodologias ágeis da área de tecnologia. Adicionalmente, empregaremos também técnicas do PMBOK para assegurar o sucesso de nossos projetos. O PMBOK é o guia mais consagrado das melhores práticas de gerenciamento de projetos; já o Scrum é, sem sombra de dúvidas, a metodologia ágil mais empregada em processos de criação de software.

Em resumo, no Django Developers Brasil, iremos empregar o PMBOK para a gestão do projeto e o Scrum apenas na fase de execução para a gestão do produto ou do software. Além disso, os times ágeis serão auxiliados pelo Escritório de Gerência de Projetos (EGP).

O EGP, ou PMO (Project Management Office, do inglês), é uma estrutura organizacional prevista no PMBOK que facilita o compartilhamento de recursos, metodologias, ferramentas e técnicas, a fim de garantir a governança e conformidade dos projetos gerenciados e seus produtos.

Voltando ao tema, em minha opinião, as metodologias ágeis servem muito bem para a fase ou processo de execução de um projeto de software. Precisamos lembrar que o ciclo de vida do projeto e o ciclo de vida do produto ou do software são dois processos distintos. O projeto é maior do que o(s) produto(s) que ele contém. Embora distintos, trabalham em conjunto. É preciso lembrar também que, quando se fala em desenvolver um software, codificar é apenas uma pequena etapa em um conjunto de processos muito mais abrangente. Por isso, a gestão do projeto é determinante para o sucesso da empreitada. Infelizmente, a gestão de projetos nem sempre recebe o valor devido em nossa área.

Falando um pouco sobre mim, para que vocês entendam a contribuição que posso dar nesta área, eu tenho formação técnica em administração e pós-graduação em gestão de projetos. Trabalho com o PMBOK desde 2013. Quando fiz minha transição de carreira para a área de tecnologia, conheci o manifesto ágil e, em seguida, obtive uma certificação em Scrum pela CertiProf. Minha experiência em gestão, para minha surpresa, foi a ferramenta mais útil que trouxe do meu background para a área de tecnologia.

Mas qual o problema das metodologias ágeis? Para mim, embora elas sejam flexíveis e adaptativas, não oferecem boas ferramentas nem tampouco incentivam a cultura do planejamento. E isso é um problema porque todo o time precisa ter uma visão uniforme do produto ou software a ser desenvolvido. Por isso, recursos amplamente utilizados na gestão tradicional de projetos, tais como prototipação, modelagem, diagramas e especificação, oferecem uma contribuição valiosa para a execução do projeto e prevenção de mudanças futuras. Tais recursos, obviamente, precisam ser amplamente socializados e discutidos com o time na fase de iniciação e planejamento do projeto.

image from: https://reviewnprep.com/blog/pmp-vs-scrum/

Deixe um comentário

Newsletter

Info

Prof. Paulo Andrade

João Pessoa - PB (NFS-e / ISS)

contato@django.dev.br

Termos de Uso

Política de Privacidade

Siga-nos Agora Mesmo!

Copyright © 2024 - Prof. Paulo Andrade. All Rights Reserved. Designed by HTML Codex

Crétitos: Imagens de Gerd Altmann  publicarray por Pixabay